Suculenta brilhantina: características, usos e cuidados
A Pilea microphylla é uma suculenta herbácea. Pertence à família Urticaceae e também é conhecida como folha-gorda, dinheirinho, beldroega e planta-artilheira. Ela é originária da América Central, do Norte e do Sul e tem um ciclo de vida longo.
Alcança até 30 cm de altura e forma uma espécie de moita. Suas folhas são pequenas e verde-claras, com menos de 1 cm de comprimento.
Por ser uma planta pequena, o grande destaque da suculenta brilhantina são suas flores. Elas podem ser masculinas ou femininas. Quando as primeiras amadurecem, explodem e emitem uma nuvem de pólen.
Devido à sua beleza, esse modelo de planta é usada para a decoração de jardins. Uma boa ideia é colocá-la nas margens dos canteiros, para criar uma espécie de moldura. Ela também se desenvolve bem em jardineiras e vasos.
Como plantar a suculenta brilhantina?
A planta gosta de lugares sombreados ou que recebam somente o sol da manhã e sejam úmidos. O sol da tarde interfere no seu crescimento. Portanto, deve ser evitado.
Se for deixá-la na parte externa da casa, uma boa recomendação é colocá-na nos espaços vazios sob plantas mais altas. No momento do plantio, opte por um substrato rico em matéria orgânica e por um solo permeável e solto.
Ao preparar o canteiro ou o vaso, coloque composto orgânico ou húmus de minhoca. Acrescente ainda adubo animal bem curtido. O solo deve ter uma profundidade de aproximadamente 15 cm e deixe um espaçamento de 20 cm.
Regue depois do plantio e mantenha regularidade até a suculenta brilhantina começar a se desenvolver. Faça adubações de reposição a cada 4 meses. Um dia antes de fazer isso, regue com água pura. Isso é importante para o bulbo fique úmido perto das raízes.
No dia seguinte, coloque uma colher de sopa de adubo NPK 10-10-10 em 2 litros de água.
O ideal é usar uma garrafa PET para sacudir bem. Depois regue o substrato ao redor da planta. Use aproximadamente 1 copo de água.
O adubo dissolvido para vai se espalhar devido à umidade. Com isso, a planta ficará mais acessível e a adubação de reposição será mais eficiente.
Como fazer mudas da suculenta brilhantina?
Para aumentar a quantidade da sua planta dinheirinho, retire as pequenas mudas que nascem entre as moitas e replante. O ideal é fazer esse trabalho na primavera.
Coloque estacas de caule e faça a divisão de touceira. A estaca é recomendada para enraizar no solo úmido e arenoso, que fique na sombra. Ela pode ser colocada em saco ou bandeja coletiva.
O composto orgânico deve ficar sem adubo animal. Mantenha o substrato úmido até o desenvolvimento da muda. Depois retire e coloque no vaso ou em canteiro.
Quais são os cuidados com a suculenta brilhantina?
A planta é de climas tropical, subtropical e equatorial. Por isso, ela não se dá bem com o frio e não tolera geadas. Caso você more no Sul do País, vale a pena deixar a dinheirinho dentro de casa.
Além disso, enquanto ela estiver sendo cultivada, deixe à meia-sombra. Depois, coloque a pleno sol para ela se desenvolver. Ainda assim, a regra de deixar somente no sol da manhã é a melhor opção, ok?
Diferente de outras suculentas, as regas devem ser regulares. O solo deve ficar úmido, mas nunca encharcado. Entre outono e inverno, espere a terra secar. As podas podem ser feitas sem problemas.
Existe algum uso para a suculenta brilhantina?
Acredite ou não, ela é muito usada na medicina popular. Essa suculenta costuma ser usada como diurético. É só fazer um chá com elas.
As folhas esmagadas também são aplicáveis sobre feridas e contusões para agilizar a cura. Outros usos da suculenta brilhantina são para:
evitar cálculos renais;
acabar com a febre;
fortalecer a vesícula.
A planta também é considerada antienvelhecimento. É importante destacar que essas utilizações não são comprovados pela ciência. De toda forma, a toxicidade é baixa, o que significa que não há problema para fígado, rins, estômago e mais.
Alguns dos benefícios dessa planta são:
Controle da glicemia
A suculenta brilhantinha diminui o nível de glicose no sangue. Por isso, é muito usada por pré-diabéticos ou quem tem/teve diabetes do tipo 1. Ela também melhora o funcionamento do pâncreas, porque as células desse órgão são estimuladas pela planta.
Controle do colesterol
Um estudo mostrou que o dinheirinho diminui o peso corporal dos animais de laboratório. Mais do que isso, diminui os níveis de colesterol total e triglicérides. Portanto, ajuda quem tem esses problemas e evita trombose, arteriosclerose, pressão alta e outras enfermidades. Também protege o fígado.
Proteção contra radiação
A brilhantina protege até 80% dos efeitos da radiação. Por isso, é indicada para quem tem câncer e faz tratamentos de radioterapia. Pessoas que sofrem com a radiação ultravioleta do sol também podem utilizá-la, porque ela evita a degeneração das células cutâneas.
Essa situação ocorre porque a planta preserva os órgãos internos e melhora o desenvolvimento das células sanguíneas. Portanto, é uma aliada no combate à leucemia — lembrando de que ela deve ser usada junto ao tratamento ou como forma preventiva.
Com todos esses benefícios, é ou não uma planta da sorte? Então, que tal aproveitar que a suculenta brilhantina cresce em qualquer lugar e tê-la na sua casa? Se ela não trouxer dinheiro, com certeza vai apresentar outros benefícios.
Post A Comment
Nenhum comentário :